domingo, 19 de janeiro de 2014

Aquisições e Leituras para 2014

Porque, em 2014, ainda não nada de jeito e estou a dar em maluca, obrigo-me a estas coisas.

No primeiro trimeste do ano passado, cheguei a comprar 9 livros num mês (não estou certa de estar a falar apenas da Feira do Livro). Como tal, tenho as prateleiras cheias de livros que nunca tive tempo de ler. De vez em quando recordo-me doutro livro que tenho e ignorava a sua existência. Vou prometer que leio os seguintes livros este ano:


A Rapariga que Roubava Livros: vi o filme e fiquei maravilhada. Como resultado, estou só à espera do final do mês para me atirar à leitura desta obra. Estou certa de que será algo de maior.

Sinopse: Esta história decorre num pequeno subúrbio de Munique, em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial. Vive-se um dia a dia difícil, e os bombardeamentos são cada vez mais frequentes. Mesmo assim ainda há quem não tenha perdido a capacidade de sonhar. A Morte, a narradora omnipresente, cansada de recolher almas, observa com compaixão e fascínio a estranha natureza dos humanos. Através do seu olhar intemporal, seguimos a história de Liesel, dos seus pais e de todos os seus amigos e vizinhos, incluindo Max que um dia veio viver na cave da casa da menina que roubava livros. Adquirido.



Doutor Jivago: Ora vá lá, Célia. Lembra-te que o adquiriste de lágrimas nos olhos na happy hour da Feira do Livro de 2013, que o PVP é de 29,90€ e que te custou metade desse valor. Já que o querias tanto, o mínimo que podes fazer é abri-lo e lê-lo!
Sinopse: A grande saga épica e maravilhosa da Rússia da primeira metade do século XX, atra-vés da história de Iuri Jivago, que o cinema também imortalizou. Edição comemorativa do cinquentenário da obra-prima de Boris Pasternak e da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao seu autor. Pela primeira vez traduzido directamente do russo por António Pescada. Adquirido




Tatiana and Alexander: O que se diz é que o livro sai em Abril. Anteriormente estava previsto sair em Setembro de 2013. Concluo que as editoras não gostam de ganhar dinheiro. Esta trilogia, enorme e não propriamente barata, poderia morrer na praia com tanto adiamento. Estive tentada a comprar o livro no bookdepository umas quantas vezes. Por muito tentador que seja, tendo adquirido o primeiro, vou aguardar pelos próximos. Também disseram que haveria um filme a sair sobre esta trilogia. Espero bem que sim, porque foi a melhor história de amor que li desde E Tudo o Vento Levou e O Monte dos Vendavais. A adquirir.



Drácula: Agora veremos em que edição. Esta obra de Bram Stoker pode ser adquirida numa edição da Europa-América (normal e de bolso), e é isso. Pronto. Centenas de livros com vampiragem na capa, de autores nacionais e internacionais, séries, filmes e sagas, e é isto. Do autêntico, só duas edições que nem devem muito à estética. Rezava para que saísse uma nova, tenebrosa q.b., para que eu pudesse finalmente ser tentada a lê-lo. Vá lá, editoras... Deixem-se de décimas edições da Anna Karenina e invistam neste. Tenho a edição em inglês da Penguin, mas não me aventuro. A adquirir



Maria Antonieta: Há muitos autores a narrar a história da controversa rainha que perdeu o pescoço na guilhotina. Há até aquele filme da Sofia Coppola igualmente controverso. Parece que ainda não existe uma versão ideal sobre a vida desta rainha, visto que continuam a surgir novas. Peguei por este trabalho do século XX, da autoria do meu querido Stefan Zweig. Vou na página 233 de 416. O Zweig é tão minucioso e tão preciso que a leitura não é fluída, é sim carregada de informações históricas que obrigam a um processamento constante. É por isso que adio a conclusão desta leitura, que no final terá um balanço decerto prazeroso. Adquirido



O Menino de Cabul: Tenho prestado atenção aos trabalhos que vão saindo da autoria de Khaled Hosseini, e pretendo estrear-me com este livro (no Goodreads está classificado com 4,20 em 1,058,186 leitores). Há também o filme, do mesmo realizador de À Procura da Terra do Nunca, mas ainda não vi. Lamento apenas a capa, porque transparece um pouco a ideia de livro de auto-ajuda. Se não fosse pelos leitores do Goodreads, nunca teria prestado atenção a esta obra que promete ser um conto moderno de amizade e resistência. A adquirir



Se me for recordando de outros vou acrescentando.

Sem comentários:

Enviar um comentário