segunda-feira, 2 de julho de 2012

#41 - QUINN, Julia - Crónica de Paixões e Caprichos

Sinopse: As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Basset, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo… Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…

Opinião: Uma vez que eu já li tantos romances históricos (isto é, houve uma altura - chamada faculdade, boa vida! - em que diariamente baixava um livro e só dormia quando acabasse de o ler, em pt-br, em pt, em inglês) parece que já nem sei distingui-los. Pareceu-me que já o tinha lido devido a alguns momentos que tiveram lugar. O livro é tantas coisas... Hilariante, é  o mais óbvio, mas também tem uma história bem elaborada, tem momentos em que me deixou angustiada, tem uma profundidade humana muito bem vinda nesta espécie de obra e tem um casal de protagonistas que, ao contrário de tantos livros do género, conseguem manter algum decoro até serem livres de se enrolar. Adorei a Daphne, era muito directa, muito sensata, muito amiga de rir, e arrasta o Simon para isso: para a leveza de espírito e para as gargalhadas. Eu já não sabia se dava gargalhadas à noite porque achava graça às parvoíces deles ou porque estavam perdidos de riso. É um livro muito bem disposto, com a dose certa de romance e de discussão - e o que dizer dos três irmãos da Daphne? Anthony, Benedict e Colin, sempre em cima do acontecimento e sempre prontos a exigir explicações ao Simon... ou ainda o que dizer da Violet, mãe dos irmãos, sempre em cima dos rapazes?
Dentro do género, hesitei muito entre 4 e 5 estrelas, porque, para mim, 5 estrelas sem hesitação é O Casamento do Ano (Laura Lee Guhrke), Desejo Subtil (Lisa Kleypas), o Um Amor Quase Perfeito e o Promessas de Amor, da Sherry Thomas. Estou ansiosamente à espera do próximo da Quinn.

Classificação: 4,5****/*

Sem comentários:

Enviar um comentário