quarta-feira, 4 de abril de 2012

#15 AUSTEN, Jane - Orgulho e Preconceito


Sinopse: As cinco irmãs Bennet, educadas pela mãe para encontrar um marido, ficam muito entusiamadas quando descobrem que Charles Bingley, estupidamente rico, e os seus sofisticados amigos vêm passar o Verão numa mansão vizinha. Charles apaixona-se pela primogénita, Jane. Lizzie, a segunda mais velha, que tem inúmeras razões para não se casar, sente-se intrigada em relação a Darcy, o melhor amigo de Charles. Este par improvável de natureza semelhante é então dividido pelo próprio orgulho e preconceito...


Opinião: O que dizer do Orgulho e Preconceito? É um romance intemporal. 
Elizabeth Bennet é uma de cinco irmãs. A mãe sabendo que, legalmente, as filhas não podem herdar a propriedade que habitam, está desesperada por casá-las. Será fácil com Jane, que é a beleza do condado, mas quanto à espirituosa, amante da liberdade, inconvenientemente inteligente, Lizzie? Quando Jane se apaixona pelo visitante, Mr. Bingley, Lizzie é inevitavelmente arrebatada - de formas contraditórias - pelo seu bom amigo Mr. Darcy, incrivelmente rico e snob. 

É um romance sobre erros de julgamento. Más primeiras impressões ultrapassadas. Amor construído, perdão, arrependimento, orgulho e algum preconceito. É delicioso o modo quase ingénuo, mas arguto, como a Miss Austen expôs a sociedade inglesa no início do séc. XIX.

Lizzie e Darcy são um casal imbatível.

Classificação: 5*****

1 comentário:

  1. Um dos meus livros preferidos, Lizzy e Mr. Darcy acabam sempre por permanecer no imaginário romântico de todos quantos leram esta obra de Jane Austen!

    ResponderEliminar