segunda-feira, 9 de abril de 2012

#20 BROWN, Dan - Anjos e Demónios


Sinopse: Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Illuminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na Cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon – quem não o conhece? – ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Illuminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.

Opinião: Como pessoa que me interesso genuinamente por religião, arte, ciência e viagens, a modos que este livro é um coquetél perfeito destes elementos. O melhor conseguido dos livros do Sr. Brown, segundo os meus gostos pessoais, fala de um intrincado esquema duma suposta organização cinquentenária para atirar a Igreja Católica ao chão por terra. A intriga religiosa, pautada pela visão que a ciência tem do comportamento da Igreja ao longo dos séculos, manteve-me pregada a cada página. As personagens são únicas e vívidas - o Camerlengo foi dos meus favoritos ao longo de todo o livro. A Vittoria e os seus calções são uma imagem nítida ao longo da acção, as igrejas de roma, os seus artistas mais notáveis, as suas obras são esmiuçados de um ponto de vista simbólico e remetem o autor para uma enxorrada de cultura que me deixou extasiada. Foi como reencontrar velhos amigos dentro do livro. É uma óptima intriga que acaba por dar uma pequena lição de História, Arte, Ciência e Religião. Adorei o professor e os colegas de turma.

Aproveito para mencionar que o filme - com aquela banda sonora genial do Hans Zimmer - é igualmente digno de um visionamento.

Classificação: 5****

Sem comentários:

Enviar um comentário