Sobre "Uma Mulher Respeitável"

Fotografia retirada à página de leituras da Daniela Maciel

«O principal, na minha opinião, é que saibam que “Uma Mulher Respeitável” não é uma continuação unha com carne de “A Filha do Barão”. Os dois livros nunca poderiam fazer parte de um mesmo volume. Gosto de me desafiar e de me reinventar e o novo livro foi escrito em termos muito diferentes. Vão redescobrir a Mariana, o Daniel, outras personagens-chave do 1.º volume e também uma mulher muito bonita e muito misteriosa, bem como um leque de personagens novo. Em “Uma Mulher Respeitável” ninguém é inocente e ninguém é o que parece. É um livro para se ler de pé atrás com todos.» 
Em entrevista ao blogue Estante de Livros

«O problema principal foi descobrir-lhe uma estrutura, porque desde o meu rascunho inicial (06-12-12) que sabia exactamente o percurso de cada personagem. Com pequenas mudanças relacionais (irmãos que passam a tios, irmãos que passam a primos, etc.), saiu tudo como esperado. O importante são os jogos de poder, as hierarquias, o poder obscuro, oculto mas influente da mulher na dinâmica da família.»
Na página de Facebook Célia Correia Loureiro


"A escrita é simplesmente maravilhosa, lê-se super bem apesar de a autora adoptar os termos verbais mais usados na época da acção do livro. A sinopse não desvenda muito do livro e não serei eu que irei desvendar mais, até porque foi isso que fez com que este fosse para mim um livro brilhante. Eu já sabia que a autora Célia Loureiro era uma jovem promissora e inteligente, mas com este livro veio sem dúvida afirmar-se no mercado." 

"Leonor Sanches é uma personagem incrível. Embora, à primeira vista, na prisão, nos pareça apática e desinteressante, mais tarde compreendemos que isso se deve a tudo o que passou na sua vida. E não foi pouco! As desgraças e o sofrimento que vivenciou fizeram dela uma mulher implacável e movida por um insaciável desejo de vingança. Tenho de confessar que adoro a temática da vingança nos livros e, por essa razão, senti esta história com outra intensidade."

"A interação de todas as personagens, com discursos tidos como aproximados à época, transportam o leitor para o séc. XIX num ápice, numa pequena imensidão de momentos e histórias pessoais. No entanto, esta personagem principal, esta mulher respeitável, nunca deixa de brilhar em cada página, levando-nos a querer descobri-la um pouco mais."

"Nota-se neste livro que a autora está a atingir o patamar de escritora de qualidade. Não é que os livros anteriores não tivessem qualidade, que as histórias não prendessem o leitor, ou a escrita fosse deficiente. São bons livros que merecem ser lidos, mas aqui revela mais traquejo, mais experiência e, talvez, mais idade. Os dois primeiros livros demonstram ser obras de juventude, com histórias mais lineares e quase juvenis. Neste, mostra um grande trabalho de pesquisa sobre a época em se situa a trama e constrói um lote de personagens bem enquadradas na sua época, com personalidades, usos, costumes e vivências bem caraterizados."

2 comentários: