quinta-feira, 9 de outubro de 2014

#16 Em Parte Incerta



Título oficial: Gone Girl @ 2014
Realizador: David Fincher
Actores principais: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil-Patrick Harris
Classificação IMDb: 8,6
 Minha classificação: 9,0

Opinião: Como disse anteriormente, o meu avião para Dublin, em Fevereiro passado, foi apanhado numa massa de ar junto ao solo, pelo que abortou a primeira aterragem, e chegou-se a equacionar uma aterragem de emergência desviada para Belfast. Eu teria ficado em pânico, não estivesse a ler o Em Parte Incerta, um livro que nos recorda que nem tudo é o que parece. Esta exploração crua de um casamento entre um “rústico” do Missouri e uma beldade Nova-iorquina foi elevada à sublimidade tanto pela autora como, numa adaptação fiel e cuidada, pelo realizador David Fincher.
Sou fã do David Fincher desde “Os Homens que Odeiam as Mulheres”. Agora que penso nisso, um filme destes com a Rooney Mara como protagonista teria sido igualmente bem-sucedido. Tanto o Ben Affleck como a Rosamund Pike primam pelas suas representações. A química entre os dois consolida a aura doentia que circunda a história do casal. Ben Affleck está perfeito como Nick Dunne, um jeitoso apegado às obrigações, tradicional, escritor frustrado e desempregado de barba e videojogo em punho. Rosamund é sublime, tão bonita e inocente quanto bonita e letal no momento a seguir.
Por favor, vejam o filme. Deixem-se conduzir pela mestria da guionista, a própria autora Gyllian Flynn. Para mim o filme do ano. Perturbador, ousado, pertinente, assertivo. Não tem nada de politicamente correcto e a própria banda sonora intensifica as emoções, constitui um floreado em torno dos muitos twists e revelações. É uma história de psicopatas, macabra, perturbadora, tormentosa, que nos obriga a reavaliar o modo como nos relacionamos, as nossas expectativas face aos outros e o papel dos media e da justiça perante os crimes mais hediondos.
Há muito que um filme não penetrava assim sob a minha pele. O último foi, provavelmente, “Os Homens que Odeiam as Mulheres”, em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário