segunda-feira, 30 de setembro de 2013

#102 GUHRKE, Laura Lee, Prazeres Proibidos

Sinopse: Toda a mulher tem os seus prazeres proibidos…Para a delicada e tímida Daphne Wade, o mais apetecível prazer proibido é observar discretamente o seu patrão, o duque de Tremore, enquanto este trabalha numa escavação na sua herdade. Daphne foi contratada para restaurar os tesouros de valor incalculável que Anthony tem estado a desenterrar, mas não é fácil para uma mulher concentrar-se no seu trabalho quando o seu atraente patrão está sempre em tronco nu. Apesar dele não reparar nela, quem a pode censurar por, mesmo assim, se ter apaixonado desesperadamente por ele? Quando a irmã de Anthony, Viola, decide transformar esta jovem e simples mulher de óculos dourados numa provocante beldade, ele declara a tarefa impossível. Daphne fica arrasada quando sabe… mas está determinada a provar que ele está errado. Agora, uma vigorosa e cativante Daphne sai da sua concha e o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Será que Anthony conseguirá perceber que a mulher dos seus sonhos esteve sempre ali?

Observação: Esta sinopse é das enganadoras.  A Daphne não é delicada tendo crescido com os beduínos no deserto, e a Viola não a transforma em coisa alguma! Tem dois dedos de conversa com ela e vai-se embora.

Opinião: Eu gosto da Laura Lee Guhrke, as personagens dela têm alma e dinamismo. Sofrem dos mesmos problemas que o comum dos mortais e são enternecedoras. A Daphne não é exactamente bonita, nem tem dinheiro, o que é um problemão mas, em compensação, cresceu no deserto do Sahara, andou pela Palestina, por Creta e pelo Egipto, fez férias em Roma e Nápoles e tudo isso contribuiu para que fosse a criatura viva mais apta para ajudar o Duque de Tremore a inaugurar o seu museu de Arqueologia. A descoberta de ruínas romanas na sua propriedade em Inglaterra constitui a maior paixão a que o duque se permite. Enquanto ela restaura mosaicos e ânforas, ele tira a camisa e vai escavando com os outros trabalhadores. Por detrás do avental de tela e dos óculos de aros dourados, ela observa-o, sonha com ele e desenha-o incontáveis vezes, sem nunca se atrever a almejar alguém tão importante para si. A paixão platónica de Daphne correu rela  tivamente bem, até que a irmã de Anthony surge e o obriga a reparar na rapariga. A troca de palavras entre irmãos, a seu respeito, deita a auto-estima de Daphne por terra. Ao contrário do que a sinopse promete, a Viola (irmã do duque) não lhe ensina coisa alguma nem a veste de princesa. A mudança que se dá em Daphne para que ele comece a reparar nela é simples: ela já não o quer, foi-se o enamoramento. Como consequência acaba-se-lhe a polidez e passa a responder-lhe à letra. A modos que ele gosta de ser desafiado e a troca constante de farpas leva à atracção e etc., etc. Não é um enredo original, mas gosto do apontamento de Arqueologia e adorei a questão da linguagem das flores. Ou seja, na época vitoriana, uma senhora lançou um livro com o significado de cada flor. Os amantes enviavam-sebouquets completos e liam-nos como que a uma carta. Gardénias: amor secreto, inconfessado, outras flores significam prisão, fidelidade e, tudo culmina, claro, numa rosa. Confesso, contudo, que pulei ali umas quantas páginas pelo meio. Quando não estavam juntos, eu quase adormecia (mas era realmente tarde, a ansiedade é que me obrigou a terminá-lo). Ainda assim, é um romance com bons alicerces e a pesquisa histórica foi feita.


Classificação: 4,5****/*

Sem comentários:

Enviar um comentário