domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Elogio do Bom - Máfia das Pizzas

Quando se carrega um sonho durante muito tempo, há que ter em conta duas coisas; a primeira é que é impossível concretizá-lo sem que todo o universo se alinhe nesse sentido, disposto a criar as circunstâncias ideais. A segunda é que, num sonho, geralmente atribuímos contornos difíceis de alcançar àquilo que almejamos. Mas ontem, sentando-me com quatro amigos no Máfia das Pizzas na Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, soube que estava a tomar parte no bonito sonho de alguém. Todos os que chegam (e que fazem fila para entrar, se não tiverem reservado mesa) vêm e, sem querer, tornam-se parte desse mesmo sonho.

A Câmara de Almada há muito que queria reabilitar esta zona, junto ao terminal dos Cacilheiros, e como resultado, agora que o fez, esta zona pedonal, embelezada pela tradicional calçada portuguesa, é uma "espécie de Bairro Alto" na Margem Sul. Há diversas ofertas de restauração e outros entretenimentos, mas o Máfia das Pizzas parece ser detentor de grande parte do movimento da rua, pelo menos no Sábado à noite em que o visitei.

O espaço é algo de arrebatador. Combina bom gosto, criatividade e uma notinha de história, visto que o edifício data do séc. XVII e ainda exibe arcadas e um poço dessa época. No verão, os convivas sentam-se na esplanada em originais "mesas barril". O tom "vinho" intercalado com o branco, no interior, cria um ambiente simultâneamente caseiro e requintado. As paredes exibem uma instalação de caixas de bom vinho com os mesmos em exibição.
Cada recanto denuncia o cuidado com que foi pensado. O winebar/vinoteca também é detendor de uma ambiente a colhedor e especial, ideal para a degustação dos vinhos de qualidade disponíveis no catálogo.

De salientar também a cozinha aberta, que não guarda segredos se não os de uma família de cozinheiros de mão cheia. No meu caso, e porque somos família, vi mais do que alguém a aplicar as receitas que lhe chegaram de Roma na confeccção de pizzas, e mais do que um primo a valer-se de todos os seus dotes culinários para a preparação de uma excelente pasta. Vi profissionais empenhados em partilhar a sua paixão com os apaixonados da boa comida.

A comida, porque foi sobretudo isso que nos reuniu nesse serão, é o grande motivo pelo qual escrevo este "artigo". A fama do primo que faz excelentes pizzas - receitas romanas - já corria na família. A fama do primo cuja pasta é de perder a cabeça, também era há muito comentada entre nós. Eu nunca havia provado as suas confecções, mas sabia que a mãe dos primos faz umas sobremesas de chorar por mais, e parece até que a esposa de um dos primos se empenhou na tarefa de elevar um tiramissù a um pedacinho de perdição. O menu está disponível na página de facebook do restaurante, e poderão verificar que os preços são acessíveis e adequados à qualidade da comida e do serviço.

Para mim pedi um spaghetti com gambas, que depois vim a saber que é a assinatura da casa. A meu lado o meu irmão saboreou um spaghetti com legumes, os meus amigos provaram a pizza Alentejana e a pizza Rústica, e a minha amiga não resistiu à promessa de um bom spaghetti carbonara. Tudo regado a lambrusco. Ao ouvido, a tia orgulhosa dos filhos empreendedores sussurrava-me que os ingredientes são todos frescos, como me foi evidente pela qualidade do meu prato, ali não se trabalha com nada congelado. O doce da casa, que aconselhou para sobremesa, é receita sua. O café equilibra o chocolate; é divinal.


Têm serviço de take-away e continuam empenhados em desenvolver novas receitas de sucesso - quem sabe lasanhas? - para garantirem também a variedade da oferta.

Posto isto, e sendo evidente que a minha dieta pós-natalícia ficou assim comprometida - pelos melhores motivos possíveis - sugiro a todos um giro por esta zona. Saboreiem estas pizzas de massa fina, familiares, cozinhadas com amor e cozidas em forno de lenha, e deliciem-se com as pastas pecaminosas.

Não duvidem de que serão bem recebidos; mas não se esqueçam de reservar mesa!

MÁFIA DAS PIZZAS
RUA CÂNDIDO DOS REIS, 81 E 85
2800-270, CACILHAS
ALMADA
00351 212 740 774 - para reservas

*Algumas das fotografias foram recolhidas no facebook do restaurante, outras são da minha autoria na noite em que lá estive a jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário