sábado, 11 de agosto de 2012

#51 BALOGH, Mary - Um Verão Inesquecível


Sinopse: Kit Butler é um dos mais afamados solteirões de Londres, casar é a última coisa que lhe passa pela cabeça. Mas a sua família tem outros planos. Para contrariar o casamento que o pai lhe arranjou, Kit precisa de encontrar uma noiva... e depressa. Entra em cena Miss Lauren Edgeworth. Lauren foi abandonada em pleno altar pelo seu noivo, Neville Wyatt. Destroçada, decide que não voltará a passar pelo mesmo: nunca casará. O encontro entre estas duas forças da natureza é tão intenso como uma tempestade de verão... e ambos engendram um plano secreto. Lauren concorda alinhar na farsa em troca de um verão recheado de paixão e aventura. No final, ela romperá o noivado - o que afastará possíveis pretendentes - deixando-os a ambos livres. Tudo corre na perfeição, até que Kit faz o impensável: apaixona-se por Lauren. E um verão já não é suficiente para ele. Mas o tempo não para e Kit sabe que terá de apelar a mais do que as suas vulgares armas de sedução para conseguir convencer Lauren a entregar-lhe o seu coração... na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, para o resto das suas vidas.

Opinião: É o segundo livro que leio da Mary Balogh e, apesar de ter gostado bastante de ambos, sobretudo do facto de ambos os protagonistas do Uma Noite de Amor e o protagonista masculino deste último terem lutado na Guerra Peninsular, aqui no nosso Portugal. Por um lado fiquei deleitada com essa menção, por outro tive pena de não haver qualquer referência a uma batalha histórica, a um General, a um local em específico. A autora não aprofundou muito isso, nem sequer para introduzir um bocadinho que fosse da história do meu país ao mundo, já que o escolheu por duas vezes como cenário de eventos importantes. Por outro gosto do cuidado com o enredo que a autora demonstra, assim como a profundidade tridimensional das suas personagens. Também não recai em cliclés e estrutura muito bem os acontecimentos. Só lamentei o facto de a linha condutora do Um Verão Inesquecível ser tão semelhante ao do primeiro livro editado cá, que pertence à mesma série. Isto é, uma mulher é deixada por outra. Uma amizade de infância é ultrapassada por alguém que surge agora, e essa outra é uma desgraçada infeliz. No final do primeiro livro, a desgraçada é a Lauren. Neste a Lauren é a sortuda e a Freyja a infeliz – sim, haverá no futuro um livro sobre a Freyja. Também o Kit, à semelhança do Neville, combateu os franceses em Portugal. Os cenários são, por vezes, os mesmos, com os dois casais tendo vivido situações semelhantes na mesma cabana no rio de Newsburry Abbey (será assim que se escreve?) a propriedade do Neville Killbourne, o protagonista do primeiro livro.

No geral é romântico, bem estruturado, as personagens são inteligentes e voláteis – humanas – sólidas, bem-dispostas. As personagens secundárias são deliciosas! Vale a pena dedicar-lhe umas horinhas.
Classificação: 4****

1 comentário:

  1. Pois é. Gostei muito deste romance mas tenho noção que a história deles poderia ter começado em qualquer lugar. Tanto podia ser Portugal como outro sítio qualquer já que ela não desenvolveu nada sobre o país. As autoras que escrevem romances de época podiam investigar mais um bocadito, não é? Por isso é que adoro a Florencia Bonelli. Aquilo sim são romances históricos e que não deixam nadinha a desejar em termos de romance. Uma autora que para mim mete a um canto muitas autoras inglesas e americanas.

    ResponderEliminar