terça-feira, 9 de outubro de 2012

#57 TOLKIEN, J. R. R. - O Senhor dos Anéis | #1 A Irmandade do Anel


Sinopse: Em apreciação crítica à obra de Tolkien cuja edição portuguesa apresentamos, o Sunday Times escrevia que o mundo da língua inglesa se encontra dividido em duas partes: a daqueles que já leram O Senhor dos Anéis e a daqueles que o vão ler. Não se enganava o crítico ao indicar assim que estamos perante uma obra de leitura obrigatória, que, sem qualquer sombra de exagero, se insere entre as mais notáveis criações literárias do nosso século. Situando-se na linha da criação fantástica em que a literatura inglesa é fértil (lembremos Lewis carrol com a sua Alice no País das Maravilhas), Tolkien oferece-nos uma obra verdadeiramente monumental, onde todo o mundo é criado de raíz, uma nova cosmogonia arquitectada por inteiro, uma irrupção de maravilhoso que é admirável jogo de criação pura. O sopro genial que perpassa na elaboração deste maravilhoso, traduzido sobretudo no realismo da narração, deixa no leitor o desejo irresistível de conhecer «esse» mundo que, como crianças, chegamos a acreditar que existe. A Irmandade do Anel é o primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis, em que se integram também As Duas Torres e O Regresso do rei.


Opinião: Isto é um fenómeno que acontece com os grandes escritores. Quando menciono o que ando a ler, não digo que estou a ler O Senhor dos Anéis. Digo que estou a ler Tolkien e vejo-o suceder com quem acompanha esta saga em simultâneo. E justifica-se: trata-se de um mundo à parte, criado totalmente de raiz pelo escritor britânico. À excepção da Lua e do Sol, nada parece estar no mesmo sítio. Há criaturas místicas, cenários inventados, lendas imaginadas, cantigas sobre heróis projectados pelo autor. Vão ouvir falar de um mundo de uma complexidade admirável que tem inspirado tantos autores desde então: elfos, orcs, anões, hobbits, feiticeiros, homens e espíritos. Tudo de modo tão credível que as sombras que os ameaçam e os movem pairam também sobre nós. Há uma viagem interminável neste primeiro livro, tão realista quanto as descrições do autor a tornam. Há um mapa deste mundo que foi, por inteiro, imaginado pelo Tolkien. Cinco minutos de narração deste épico à minha irmãzinha de seis anos foi suficiente para a manter entretida durante uma trilogia de quase quatro horas cada filme, antes de se deitar, a vivenciar realmente os receios, as fugas, as urgências das personagens. E talvez ainda tomada pela emoção do culminar de mais de nove horas de filme e de uma banda sonora brilhante, em tudo adequada a esta epopeia, proponho-me a terminar a review do livro.

Quase todo o livro é uma viagem, uma campanha perigosa e fatal para alguns em direcção a Mordor, onde o malfadado anel deve ser destruído. Da minha parte, cheguei a ¾ do livro convencida que lhe atribuiria um 4. À semelhança dos filmes, em que achei o segundo e o terceiro muito mais emocionantes... Acontece que a excelência da Irmandade do Anel é indiscutível, pelo que não me é justo penalizar o autor se os seus três livros são nota 5, visto pessoalmente goste mais duns do que de outros... Muitos alicerces são estabelecidos neste livro em relação à solidez do rumo da trilogia. As personagens são apresentadas: e arrisco dizer que nenhuma se modifica muito ao longo dos três livros. Sam, talvez - e como minha personagem favorita - passa de jardineiro tímido a melhor amigo empenhado, apostado em impedir Frodo de fraquejar. Os hobbits são um pouco caricatos, mas a seu tempo, e já neste volume, vão dando mostras de grande fibra e coragem. Aragorn desdenha um pouco do poder, parece-me, mas não consegue desassociar-se do bem-estar do mundo dos homens, aonde poderia figurar como rei se o reclamasse. Gosto bastante do facto de o Gandalf evoluir em termos de poder, não começa como um feiticeiro poderosíssimo nem é invencível. Nem costuma recorrer, tão pouco, a grandes truques para se livrar de problemas. É interessante o facto de ser um feiticeiro resmungão e não o típico velho sabichão que tudo safa. O Gandalf tem dúvidas, fraquezas – de feiticeiro e de humano – e tantas vezes questiona e duvida do seu próprio juízo. Pede conselho e tem pouco da arrogância e inacessibilidade de outras personagens semelhantes no universo literário e cinematográfico.

Lamento que o Tolkien não tenha feito mais pelo Sam, creio que tem um papel muito mais importante do que o Frodo na trilogia. O Frodo segue o caminho que lhe apontam e que é obrigado a abraçar. Tirando no final deste primeiro livro, creio que não voltará a agir com sabedoria perante uma encruzilhada. Quanto ao Sam, este escolhe estar com o Frodo até ao fim; não tanto porque se identifique com a missão que foi atribuída ao amigo (e que lhe destruiria igualmente o Shire que tanto amam e partilham) mas porque toma aos ombros o fardo que é totalmente do patrão. Amizades destas, num livro - e sobretudo na vida real – são raras. Por isso reconheço-a e valorizo-a tanto como eixo chave sem o qual nem este primeiro volume nem os restantes enveredariam pelos trilhos em que caminham.
Classificação: 5*****

3 comentários:

  1. Ainda não leste os três livros, espera pelo terceiro e depois conversamos sobre o Sam. O papel dele no terceiro filme (valeu um óscar ao actor, acho) dá-te um cheirinho do que ele representa.
    Atira-te ao segundo.

    Caramba, e agora apetece-me reler... outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se me vou já meter no segundo, isto dá um trabalhão!

      Eliminar
    2. Dá, mas também dá gozo!
      O Sam é uma personagem que cresce muito. No fim é comovente...

      Eliminar