quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

#105 WILDES, Emma, Lições de Sedução

Sinopse: Uma verdadeira senhora não deveria aceitar lições de uma cortesã - ou deveria? A recente esposa do duque de Rolthven, Brianna Northfield, é distinta, recatada e educada - tudo o que uma jovem noiva deve ser. E que diria a sociedade se a visse com um exemplar de Os Conselhos de Lady Rothburg - um livro de lições de uma cortesã sobre comportamentos de boudoir? O muito respeitável duque, seu marido, não aprovaria, mas encontra-se demasiado ocupado com as suas obrigações ducais para prestar muita atenção à sua jovem esposa. Embora, se Brianna conseguir o que quer, isso esteja prestes a mudar… Quando a sua jovem, bonita e inocente esposa se torna, de súbito, entendida na arte do amor, Colton Northfield é apanhado de surpresa. Se antes a deixava por conta própria agora quer a sua companhia na ópera, na carruagem, e até durante o chá na sua propriedade da província, mas não pode deixar de ficar alarmado com os poderes sedutores. Onde terá ela aprendido tais expedientes? No entanto, a campanha escandalosa de Brianna está a desenvolver-se de formas que ela nunca poderia ter imaginado… Seguir os conselhos de uma cortesã pode ter graves consequências, mas valerá a pena se conseguir o seu desejo mais secreto: conquistar o amor do marido.


Opinião: Segui o conselho da Sandra Sousa e peguei neste primeiro livro da Emma Wildes. Não lia nada desde 16 de Outubro (Testemunho, Anita Shreve), pelo que queria algo que não exigisse demasiado de mim e, ainda assim, me permitisse abstrair-me.
Como estreia, posso dizer que o livro não foi nada de surpreendente, embora tenha sido diferente da típica ficção histórica com um toque de erotismo. Neste livro, ninguém está morto por desposar ninguém. Ao invés, o casal principal leva um casamento recente (3 meses) e aborrecido. O marido, um aristocrata qualquer, é conservador, distante e incapaz de demonstrar sentimentos ou emoções. Casou-se com a Brianna porque ela é "bonita", e essa beleza é várias vezes apregoada no livro. A cada vez que se dirigiram a ela, era a "bonita esposa de", a "bonita mulher de". Quando ele estava perante ela, eram os seus "bonitos cabelos" e a sua "bonita cara". Pronto, entendi. A mulher é linda, tem peito farto, é loira e tem olhos azuis. Ele também é um bonitão. Não me parece difícil que se amem, por isso o livro não me acrescentou grande coisa. Gosto de livros onde duas pessoas imperfeitas se complementam e evoluem juntas. Achei-o um pouco superficial, no sentido em que a Brianna começa a ler o tal livro com dicas de sedução da Madame tal e o marido responde a todos os seus jogos com prontidão. Sendo um homem tão reservado, eu teria gostado mais de ver ali algum debate interior. Também quando à Brianna, uma coisa é ler, outra coisa é parecer que nasceu ensinada, como é o caso no livro. Não tem grande receio de que os ensinamentos custem a pôr em prática, nem parece insegura, tímida ou intrigada com a espécie de intimidades que vai lendo e que, segundo o próprio marido tantas vezes salienta, a sua educação jamais teria lançado luzes sobre esses assuntos.
Gostei da reviravolta em que ele põe a possibilidade de que, para ser tão "sabida", provavelmente tem um amante. OK, isso foi novidade. Gostei do modo como nenhum dos dois se lançou em discussões sem sentido. Mas, no geral, foi um livro sem grande complexidade nem alma. E misturar o casal principal com outro é uma fórmula que, para mim, não resulta. Principalmente porque é dado o mesmo destaque e praticamente o mesmo numero de paginas a ambos. Era dividi-los ao meio e fazer dois livros com substância, na minha opinião.
Não sei se a voltarei a ler.

Classificação: 3***/**

Sem comentários:

Enviar um comentário