domingo, 12 de janeiro de 2014

#106 CARVALHO, Diana, Memórias de Chocolate

Sinopse: Míriam é uma jovem licenciada em Biologia que encontra o amor a leccionar numa Universidade em Leiria. Após anos de plena felicidade, o casamento com Tiago desmorona-se ao descobrir uma traição num dos melhores momentos das suas vidas. Esta é a história da vida de uma mulher que ultrapassa todos os obstáculos em prol dos que mais ama, deixando-se para último lugar. Uma história que poderia ser a história de várias mulheres amantes da vida.


Opinião: Tive o prazer de ir beber um café com a Diana quando o livro saiu. O título chamou-me à atenção porque me recordou o “Baunilha e Chocolate”, da Sveva Casati Modignani. E, de facto, teve muitas influências dele.
É um pequeno ensaio, mais do que um romance, em torno de uma vida bastante comum. Não há nada de extraordinário no livro, nada de inventivo, embora se denotem os sonhos de uma menina boa. A autora tem uma doçura natural que transborda para as páginas do livro. Este livro são os pensamentos de uma sonhadora. Relata, com um timing que deve ainda ser bem aperfeiçoado, a vida de Miriam e Tiago. Conhecem-se, partilham chávenas de chocolate quente e casam-se. Na página 24 surge a notícia de uma segunda gravidez. Isto para dar a entender que a acção voa. A centena de páginas do livro resume cerca de vinte anos de vida da personagem principal. Recorre-se sobretudo, se não exclusivamente, ao “tell” para fazer avanção a acção. Gosto, sobretudo, da autora ter colocado as circunstâncias da vida como vilão, e não um qualquer personagem ressabiado como surge nas novelas da TVI e nos livros menos realistas.
Esta pequena obra é uma série de lições de vida sobre como aguentar as provações sem nos irmos abaixo nem deixarmos azedar o caldo da nossa essência, não ficarmos maus nem desistirmos de lutar. É um livro muito “certinho”, com muita leveza. Não nos oferece grandes emoções e é apenas um começo. Espero que a escritora, que é uma pessoa super atenciosa, se aventure por voos maiores. Tem algumas deixas (e algumas personagens, como Giovanni, têm até um certo espírito) que deixam antever certo talento. Agora é preciso partir desta pequena introdução ao romance para obras maiores.
Cá te espero, Diana.

Classificação: 2,5**/***

Sem comentários:

Enviar um comentário