segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

#2 Django Libertado


Título oficial: Django Unchained @ 2012
Realizador: Quentin Tarantino
Banda sonora: Ennio Morricone
Actores principais: Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington
Classificação IMDb: 8,6
Minha classificação: 9,5


*O melhor filme que vi nos últimos tempos*

Nunca fui grande fã de Tarantino... isto é, nunca senti apelo algum aos filmes dele. Resumia-os a isto: sangue, violência gratuita, bad guys looking cool. O primeiro filme dele que vi foi o Inglourious Basterds, e o segundo é agora o Django. Gostei do Inglourious Basterds e pu-lo na linha do Snatch - Porcos e Diamantes (@2000 Guy Ritchie), onde é tudo maluco, tudo aos tiros, mas com humor e alguma mestria.
Não fiquei com grande vontade de voltar a ver o Inglourious Basterds, mas fiquei com vontade de voltar a ver o trabalho do Tarantino. Assim sendo sentei-me no cinema nesta quarta-feira passada com expectativas elevadas quanto ao filme. Já esperava o sangue e algum humor e, ainda assim, excedeu todas as minhas expectativas. A direcção - planos, cortes, ângulos, abordagens - é perfeita. A ironia é perfeita. Ri-me várias vezes, tive o coração nas mãos outras tantas.
A história é original e interessante, abordando a escravatura sem apelar a lágrimas humanitárias, mas recordando-nos da sua selvageria. Pretos a discriminarem pretos, pretos a mandarem “discretamente” nos seus amos brancos, pretos a matarem brancos e a receber por isso. Tarantino foi audaz, poderia ter causado uma onda de controvérsias - e o filme é controverso. Mas considerei-o sublime.
A banda sonora dirigida por Ennio Morricone (Cinema Paraíso, A Missão) e com participações de Rick Ross de Anthony Hamilton e Elayna Boynton dirige as emoções e ajuda a descodificar os momentos em tela. Algumas citações são inesquecívels:
“Gentleman, you had my curiosity but now you have my attention!” Ficará para a posterioridade.
Ri-me, chorei, caiu-me o queixo, estremeci, tive o coração nas mãos e exultei com a "awesomeness” do filme. Com o devido sobreaviso quanto à violência e aos momentos em que o Tarantino deixa o espectador frustrado e desconcertado, aconselho todos a verem esta película que, no fim, se revela bastante gratificante.
Deixo-vos com esta magnífica “Freedom”, que personifica tão bem toda a acção e a essência do filme.

Curiosidade: O Leonardo DiCaprio cortou realmente a mão numa das cenas, continuando a representar sem exigir um corte na cena. O sangue foi-lhe escorrendo pela mão e criou um efeito perturbador que cai maravilhosamente à personagem. A dado momento esfrega a mão na cara de Kerry Washington, espalhando o sangue no seu rosto para dar ênfase às suas ameaças. Pareceu-me um momento de excelência na representação, em que ambos deram o melhor de si de improviso e conquistaram mais uns pontinhos para a obra-prima que é o filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário