sábado, 31 de março de 2012

#13 JAPRISOT, Sébastien

Sinopse: Numa noite de Janeiro de 1917, cinco soldados condenados à morte em conselho de guerra são lançados, de mãos amarradas atrás das costas, diante das trincheiras inimigas. O mais novo não tem ainda 20 anos e deixa atrás de si uma jovem noiva e um amor interrompido. Chegada a paz, Mathilde quer saber a verdade sobre esta ignomínia e descobrir o que realmente aconteceu àquele a quem continua ligada pelos laços de um longo e trágico noivado. Com mais intensidade do que nunca, Sébastien Japrisot oferece-nos nesta história de paixão e mistério o virtuosismo e a magia da sua escrita. A mulher obstinada e frágil, envolvente e subtil, que aqui se encontra na figura de Mathilde, figurará certamente entre as heroínas mais memoráveis do universo romanesco moderno.
Aquando da sua publicação, "Um Longo Domingo de Noivado" obteve em França o prestigiado Prémio Interallié.
O romance foi adaptado ao cinema por Jean-Pierre Jeunet, realizador de "O Fabuloso Destino de Amélie", contando com Audrey Tautou, que protagonizou o mesmo filme, no papel principal.

Opinião: Genial, este Japrisot. Outro autor em que apostei por intuição, ainda antes de ouvir falar do filme, sequer. Que história - que intricado difícil de compreender e mais ainda de criar. Quando comecei a ler o livro, pensei que não ia conseguir passar da primeira meia dúzia de páginas. Ele já tinha introduzido tantas personagens - com nomes e alcunhas e cônjuges - ele já tinha falado de tantos locais diferentes... Até hoje guardo a memória deste livro como do mais difícil que alguma vez li. Não basta o cenário ser a I Guerra Mundial. Sinto-me orgulhosa de ter conseguido vencer os obstáculos lógicos daquelas páginas e de ter chegado ao fim. Precisei de complementar a leitura com 3 ou 4 visualizações do (maravilhoso, fenomenal!) filme do Jean-Pierre Jeunet para compreender a totalidade desta complexidade. Perfeito. Educativo. 

Classificação: 6******

Sem comentários:

Enviar um comentário