sábado, 31 de março de 2012

#5 REBELO, Tiago - Uma Questão de Confiança

Sinopse: Depois dos sucessos alcançados com os romances Para Ti Uma Vida Nova (2001), Não Vou Chorar o Passado (2001) e Uma Promessa de Amor (2002) Tiago Rebelo apresenta mais um livro. Em Uma Questão de Confiança os leitores serão envolvidos numa relação de amor que, apesar de ter um sólido início, assume gradualmente contornos de ruptura. 
As vidas de Teresa e Guilherme cruzam-se no início dos anos oitenta despoletando uma  rdente paixão entre dois seres que partilham o mesmo sentimento. Mas ao longo do tempo os laços que os unem dão lugar a dúvidas e inquietações, sobretudo na perspectiva de  Guilherme que assume a responsabilidade de estar a destruir a relação. Cego pelo sucesso entra por um caminho de autodestruição para o qual tenta arrastar Teresa. Mas ela  amadurecera para a vida, criara objectivos próprios e estava cansada de tentar que Guilherme acordasse. Só o amor a prendia a ele. Um dia, porém, Teresa conhece um médico, que perdera tragicamente a sua mulher, e que a faz sentir-se viva e indispensável… Um apaixonante romance de um autor que já conquistou o público leitor, especialmente o feminino.

Opinião: Simultaneamente uma surpresa agradável e uma decepção. Talvez porque, através da fluidez da narração, de parte da capacidade imaginativa, tenha conseguido antever algum potencial ao escritor português. Depois, consciente desta sua potencialidade, foi ver-me esmorecer conforme a história caía no previsível e no cliché, e a narração tombava de um realismo frio para um dramatismo desnecessário. A surpresa foi ínfima, mas interessante. Ver Portugal exposto nas suas páginas também me satisfez bastante. É raro encontrar algo de qualidade mediana que seja escrito directamente em português e sobre Portugal. 

Enfim, conto dar-lhe uma nova oportunidade para se redimir.

Classificação: 3***

Sem comentários:

Enviar um comentário